Distorção da Imagem Corporal Nos Transtornos Psiquiátricos
Pessoas com Transtornos Alimentares (TA), principalmente anorexia nervosa e bulimia nervosa, comumente apresentam distorção da imagem corporal, pois a forma como percebem seus corpos é bastante comprometida. Pessoas com diagnóstico de Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA), obesidade e que passaram por cirurgia bariátrica também podem ter distorção da imagem corporal.
No caso da cirurgia bariátrica é ainda mais comum, visto que a pessoa emagrece muito rapidamente e, muitas vezes, o cérebro não é capaz de internalizar a nova forma e o novo tamanho do corpo, “lembrando” ainda do corpo antigo, causando grande insatisfação e sofrimento.

Outra patologia psiquiátrica que não está relacionada com TA, mas que também pode apresentar distorção da imagem, é o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Nesta patologia temos, por exemplo, pessoas que são “musculosas”, mas acreditam serem “franzinas demais” ou “não grandes o suficiente”, tendo, em sua imagem mental, um corpo com forma e tamanho menores do que ele realmente tem.