Distorção da Imagem Corporal Nos Transtornos Psiquiátricos

Pessoas com Transtornos Alimentares (TA), principalmente anorexia nervosa e bulimia nervosa, comumente apresentam distorção da imagem corporal, pois a forma como percebem seus corpos é bastante comprometida. Pessoas com diagnóstico de Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA), obesidade e que passaram por cirurgia bariátrica também podem ter distorção da imagem corporal.

No caso da cirurgia bariátrica é ainda mais comum, visto que a pessoa emagrece muito rapidamente e, muitas vezes, o cérebro não é capaz de internalizar a nova forma e o novo tamanho do corpo, “lembrando” ainda do corpo antigo, causando grande insatisfação e sofrimento.

Outra patologia psiquiátrica que não está relacionada com TA, mas que também pode apresentar distorção da imagem, é o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Nesta patologia temos, por exemplo, pessoas que são “musculosas”, mas acreditam serem “franzinas demais” ou “não grandes o suficiente”, tendo, em sua imagem mental, um corpo com forma e tamanho menores do que ele realmente tem.

E como faz para saber se a pessoa tem Distorção da Imagem Corporal ?

®

Av. Angélica, 2503 cj 45

(11) 97279-9426

  • download
  • INSTAGRAM-512
  • download (1)

© 2020 por Metodo BT®. Criado por FelipeSeri