• Método Bianca Thurm®

Papel da fisioterapia nos transtornos alimentares

Sentir que o corpo ou parte dele está maior do que ele realmente é, é chamado de distorção perceptual da imagem corporal. É um sintoma dos mais persistentes nos TA, de difícil tratamento, permanece mesmo após recuperação eficiente do transtorno alimentar e predispõem à recaída.

É uma sensação que causa um grande conflito e sofrimento porque a percepção distorcida do tamanho do corpo existe de fato apenas para quem a sente e não é visível para os outros. O que acontece é que o cérebro registra neurologicamente um mapa corporal a partir da sensação e da crença que a pessoa tem do tamanho e a forma do corpo dela. Desta forma este mapa faz com que a pessoa acredite que o corpo está grande e este corpo será julgado a partir desta referência.


Portanto um tratamento de reabilitação da distorção dimensional da imagem corporal por meio de fisioterapia específica é necessário para compor o tratamento multiprofissional do TA. O objetivo da reabilitação é fazer com que a pessoa reconheça o tamanho real do corpo.

Link para ver o Post completo:

https://www.astralbr.org/2018/06/21/quem-trata-os-transtornos-alimentares/



0 visualização

© 2020 por Metodo BT®. Criado por FelipeSeri