• Método Bianca Thurm®

Diferença entre distorção de tamanho e insatisfação corporal

A insatisfação corporal está relacionada com todo o descontentamento com o corpo gerado a partir das crenças pessoais e atitudes negativas em relação a ele.


O julgamento excessivo de que o corpo nunca está bom o suficiente traz muita angustia e pode induzir a métodos compensatórios. Todos estes aspectos desencadeiam o comportamento que a pessoa tem em relação ao seu corpo.


Sentir que o corpo está grande ou diferente do que ele realmente é, é gerado a partir da comunicação imprecisa entre o corpo e a mente de acordo com a vivência e experiência corporal que a pessoa teve ao longo da vida, as comparações de tamanho, o ideal de magreza e os comentários que foram feitos em relação ao tamanho e a forma do seu corpo. A sensação de que o corpo tem um tamanho diferente do real também pode levar a métodos compensatórios. Todos estes aspectos constroem a percepção da distorção de tamanho do corpo que só é sentida pela pessoa e os outros não conseguem ver ou entender.


Desta forma, a Distorção da Imagem Corporal ocorre quando associamos as informações a respeito da distorção de tamanho com a insatisfação corporal. São mecanismos que operam em conjunto e devem ser tratados separadamente.


Dra. Bianca E. Thurm Fisioterapeuta CREFITO-26653F


Link: https://www.centroceta.com.br/artigo/diferenca-entre-distorcao-de-tamanho-e-insatisfacao-corporal

0 visualização

© 2020 por Metodo BT®. Criado por FelipeSeri