• Método Bianca Thurm®

Distorção de Imagem Corporal tem Tratamento

Escrito por Dra Bianca Thurm – fisioterapeuta especializada em TA e distorção de imagem corporal


Quando a pessoa sente que seu corpo é muito maior do que ele realmente é e sofre com essa sensação, ela acaba criando estratégias para diminuir este desconforto fazendo dietas restritivas, exercício físico em excesso e/ou usando métodos purgativos como induzir vômitos, tomar laxante e diurético, por exemplo.


Só que estas atitudes não são capazes de diminuir ou mudar o tamanho e a forma dessa sensação, pois a imagem que a pessoa tem do seu corpo está gravada no cérebro (distorção perceptual) e essa informação (da imagem corporal) é traduzida como uma sensação muito real. Por isso que também não adianta todo mundo dizer que você não está do tamanho que você acha que está, não é? Porque a SUA sensação é tão verdadeira para você, que passa a ser uma realidade.




Desta forma o conflito e sofrimento gerado a partir da distorção perceptual é muito grande e parece não ter fim e nenhum método compensatorio é capaz de resolver a questão sobre a sensação distorcida do tamanho e forma do corpo.


A solução é fazer com que o cérebro entenda, por meio de fisioterapia especializada para distorção de imagem corporal, qual é o tamanho real do corpo. Só assim haverá uma trégua com conflito com o tamanho do corpo e, consequentemente, o comportamento compensatório será cada vez menos necessário.


Pela complexidade do quadro, o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, médico psiquiatra, psicólogo(a), fisioterapeuta e educador(a) físico. Se o caso envolver um TA, todos os profissionais devem ser especializados em transtornos alimentares.


Link: https://www.genta.com.br/distorcao-de-imagem-corporal-tem-tratamento/

0 visualização

© 2020 por Metodo BT®. Criado por FelipeSeri